26.2.13

Respirar e correr

A minha maior dificuldade.
As pernas vão respondendo sempre, mas parece que os pulmões "param" ao fim de 5 minutos (má forma cardiovascular, associada a sinusite e rinite alérgica - cocktail molotof).

Entretive-me a pesquisar na net o método mais consensual de respiração. Neste site, o processo respiratório é explicado em detalhe.

A ideia geral transmitida é que:

  • Existem duas formas comuns de respirar: através do tórax (respiração torácica) e do abdómen (respiração diafragmática).
  • A respiração torácica (encher o peito de ar e encolher a barriga) é a mais pobre e incompleta, entrando menos ar, mas com um grande número de inspirações e expirações. O resultado é acúmulo de ar viciado, pobre em oxigénio, além de tensão muscular.
  • Por outro lado, a respiração diafragmática (encher e encolher a barriga), faz com que os pulmões se encham de ar resultando numa boa oxigenação. 
  • O ideal será trabalhar a respiração abdominal (que é a forma mais natural de respirar e a que permite absorver mais oxigénio) quando não estamos em treino, o que permitirá adquirir hábitos que posteriormente serão transferidos para  a corrida.
Fonte: shakuhachiba.ning.com

Além de praticar uma respiração correta, para pessoas que, como eu, têm sempre o nariz entupido (sinusite, rinite, alergias), não é descabido utilizar tiras nasais.

Julgo que a marca mais vendida por cá é a "Breathe Right" (caixa de 30 tiras, c. 22 Eur):

Hoje experimentei a fita e senti-me muito bem (ontem com o nariz entupido, corri o tempo todo com a respiração muito descontrolada, e ia ficando cheia de "dores de burro"). Hoje, além de conseguir controlar melhor a respiração, senti que entrava mais ar do que nunca pelo nariz. 

Em termos de velocidade (mesmo tendo corrido 2af de manhã e treinado badminton ontem à noite), melhorei mais um bocadinho.

Pelo que pesquisei na internet, a não ser que o nariz esteja obstruído por qualquer motivo (constipação, sinusite, alergias, etc), as tiras não fazem nada de especial. Talvez tenham um efeito placebo, não sei.

No que me diz respeito, acho que passaram a fazer parte do meu equipamento de treino ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário